IMPORTANTE

Reprodução autorizada somente para fins educacionais, sem fins lucrativos e com citação do(s) autor(es).
© 2015 – Wellness - Saúde a seu alcance.

5 de mai. de 2015

Como anda a pressão sobre seu coração?


Hipertensão e seus fatores de risco
  • Quais os riscos para saúde?
  • Como saber minha pressão arterial?
  • Teste seu risco à hipertensão
  • Como me prevenir?



  • Quais os riscos para saúde?
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um dos problemas de saúde pública de maior prevalência na população brasileira e representa o maior e mais perigoso fator de risco para o doenças cardiovasculares.

De acordo com o consenso brasileiro para o tratamento da hipertensão arterial, cerca de 14 milhões de brasileiros são hipertensos, onde 90% são de causas não específicas, 7% são genéticas e 3% provém de distúrbios cardíacos, coronarianos ou renais que desencadeiam a HAS.

A Hipertensão não tratada pode levar a lesões sérias em órgãos vulneráveis (coração, cérebro, rins, vasos/artérias e olhos), podendo levar a morte a  40% dos hipertensos:
  • Sobre o coração  pode resultar em “infarto”, “insuficiência cardíaca”;
  • No cérebro pode ocorrer “AVEs” (AVCs),“hemorragia cerebral” ou microaneurismas vasculares;
  • Nos olhos podem ocorrer alterações da retina provocando edema ou lesões que produzem de visão embaçada e até cegueira.
  • Sobre o rim podem causar a “insuficiência renal” “proteinúria” (perda de proteína) e “hematúria” (perda de sangue);
  • Sobre os vasos e artérias pode causar a formação de placas de ateroma que conseqüentemente diminuem o calibre ou obstruem os vasos ou além de lesões locais.
  • Como saber minha pressão arterial?
O maior problema o seu diagnóstico e tratamento adequado vem da falta de cultura preventiva.
A tomada da ciência sobre a doença por acaso, em avaliações físicas ou médicas periódicas nas empresas ou academias.

A pressão arterial não é uma medida estática, ou seja, ela oscila durante as 24 horas do dia pois existem vários fatores que podem interferir, de modo agudo (momentâneo) nesse resultado e contribuir para essa alteração, como por exemplo: ansiedade, stress, cansaço, qualidade do sono.

Para conhecer sua pressão arterial, você poderá fazer de 4 a 6 medidas, durante uma semana, em dias e horários diferentes, sempre após algum tempo sem fazer qualquer atividade física de moderada a intensa, por exemplo, caminhar a passo acelerado, subir degraus, dentre outras.

Anote os dados e apresente a um médico (em consulta): somente ele poderá fazer o diagnóstico adequado, se necessário solicitar exames complementares e, caso necessário, lhe indicar o melhor tratamento.

A tabela abaixo poderá lhe dar uma noção sobre a referência dos limites consideráveis aceitáveis para a manutenção da saúde, conforme consenso da  "Associação Brasileira de Hipertensão", para adultos.

Fonte: III Consenso de Hipertensão Arterial - SBC
  • Tenho tendência à hipertensão?

Infelizmente, há fatores de risco associados a hipertensão arterial que já nascemos com eles ou herdamos de nossas famílias e que não podem ser modificáveis, são eles:

  • Etnia: maior incidência em negros;
  • Gênero: maior incidência em homens acima de 45 anos e mulheres pós-menopausa, onde a redução da atividade estrogênica aumenta de duas a quatro vezes este  risco;
  • Idade: com o avançar da idade, aumenta-se a probabilidade de seu desenvolvimento, porém não raros estudos já apontam para o desenvolvimento precoce entre crianças e adolescentes;
  • Histórico Familiar Positivo:  aumenta-se a probabilidade de desenvolvimento se há casos diagnosticados na família, entre os parentes de 1º grau (pai, mãe, irmãos e/ou avós).
No entanto, outros fatores de risco podem ser evitados ou controlados pois estão diretamente relacionados ao comportamento: o Sedentarismo, o sobrepeso, os níveis de colesterol alterados, o consumo abusivo de álcool e tabagismo, além do excesso de sódio, são os principais vilões do estilo de vida apontados na literatura.




  • Teste seu risco a desenvolver hipertensão



Atividade física

  • Considera-se uma pessoa ativa aquela que consegue fazer atividade física, de forma leve/moderada, pelo menos 30 minutos todos os dias da semana ou 150 minutos acumulados.
  • Uma pessoa também pode ser considerada ativa se conseguir caminhar mais de 10 mil passos todos os dias.
  • Veja também a classificação para:
    Adultos:  http://saudeaseualcance.blogspot.com/2008/11/classificao-do-nvel-de-atividade-fsica.html 
    Adolescentes: http://saudeaseualcance.blogspot.com/2008/11/classificao-do-nvel-de-atividade-fsica_06.html
Sobrepeso e relação cintura quadril.
  • O excesso do peso corporal pode ser verificado através da calculadoras de fazem o índice de massa corporal (IMC) . O IMC é o resultado da fórmula que calcula o peso em quilos,, dividido pela altura em metros, ao quadrado. Seu resultado deve ser inferior a 27kg/m2.
Consumo de álcool e tabagismo e sódio em excesso.
  • Apesar de socialmente aceito, não há um consenso sobre o consumo aceitável. A OMS considera o limite de 30gr, ou seja, 3 copos de Chopps ou 1 dose de destilado. Já o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) considera como abusivo a ingestão acima de 4 doses para homens e 3 para mulheres em um período de até 2h.
  • Por outro lado, todos apontam que não  níveis seguros para o consumo/exposição ao tabaco. Qualquer que seja a dosagem, há sempre o contato com drogas que  só trazem malefícios ao organismo. 
  • Quanto ao sódio. Este está presente não somente no sal para preparo dos alimentos bem como na composição dos próprios alimentos, quer sejam naturais ou industrializados e seu limite aceitável é de 1 grama de ingestão por dia. Por isso, é de suma importância o hábito de se ler o rótulo dos alimentos e, principalmente controlar o total da ingesta diária.
  • Como me prevenir?

Observe se você segue minimamente as orientações acima. Caso falhe em uma ou mais orientações, trace uma estratégias para mudança de seu comportamento e adequação de seu estilo de vida. 
  • Observar o consumo de Potássio - a quem não saiba, mas para proteger o organismo é muito importante consumir diariamente, pelo menos, 2 a 4g diárias, preferencialmente de frutas frescas e vegetais.
  • Diminuir o estresse oxidativo, nomenclatura usada a formação de radicais livres pelo nosso organismo. Estes se associam a moléculas orgânicas, destruindo-as ou alterando suas funções. O maior consumo de frutas e vegetais (antioxidantes) podem reduzir o risco, porém não há evidências consistentes de seu benefício dos suplementos.
  • Evitar o estresse Psicológico, vindo da sobrecarga emocional gerada por fatores estressantes, desencadeando uma série de "sistemas de alarme" e "defesa" em nosso organismo, principalmente com o aumento ou desregulação de secreção de hormônios, com objetivo de conter esta situação.  Uma boa saída para esta situação, seria buscar uma forma saudável de "alivio" a esse estresse: algo que te faça sentir bem e que melhore sua qualidade de vida. Um bom exemplo seria um "hobbie" para se praticar individualmente ou em grupo, por exemplo atividade física (coletiva ou individual), culinária, dança, artes, dentre outras.

Lembre-se de ir com calma afinal, mudança de comportamento efetiva leva um certo tempo para que o corpo se acostume e não sofra desnecessariamente.

Se sentir que não consegue mudar sozinho, procure ajuda especializada: existem  ótimos profissionais no mercado que podem lhe dar um auxílio na fase mais crítica, tais como um professor de Educação Física/Personal; Nutricionista; Coaching Pessoal; Psicólogo; dentre outros .

Até o próximo!