IMPORTANTE

Reprodução autorizada somente para fins educacionais, sem fins lucrativos e com citação do(s) autor(es).
© 2015 – Wellness - Saúde a seu alcance.

6 de nov. de 2008

Atividade física para criança e adolescente

O que é brincar? 
O quanto é saudável brincar?
É o suficiente para a saúde?
Como avaliar o nível de atividade física?

São muitas as perguntas as quais procuramos respostas. Por este motivo, resolvi escrever este texto, onde, primeiramente vou tratar sobre o "Nível de atividade física recomendado"



Há uma grande preocupação quanto à condição física das crianças e adolescentes bem como há uma controvérsia quanto ao que deve ser enfatizado para se promover aptidão física para crianças e adolescentes, em "programas de esporte, lazer e educação física".

A aptidão física é primariamente determinada pela prática de atividade física e é operacionalmente definida como a performance atingida nos seguintes testes: potência aeróbica, composição corporal, flexibilidade e força e resistência dos músculos esqueléticos.

A aptidão física é importante durante a vida para desenvolver e manter a capacidade funcional para as demandas vitais e promoção de saúde. O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) publica esse posicionamento acreditando que isso fornecerá direcionamento relacionado à estrutura e à abrangência dos programas de aptidão física para crianças e adolescentes.

Declaração
É opinião do ACSM que aptidão física para criança e adolescente deve ser desenvolvida como primeiro objetivo de incentivo à adoção de um estilo de vida apropriado com prática de exercícios por toda a vida, com intuito de desenvolver e manter condicionamento físico suficiente para melhoria da capacidade funcional e da saúde.

A quantidade de exercício necessária para uma capacidade funcional adequada e saúde nas várias idades não foi precisamente definida. Até que evidências definitivas estejam disponíveis, as atuais recomendações são que crianças e adolescentes realizem 20-30 minutos de atividade física vigorosa ao dia. O nivel de atividade física (NAF) pode ser classificado, de acordo com a tabela abaixo:

Tradução para a Língua Portuguesa por João P. M. Bergamaschi, Estagiário do CELAFISCS, e revisado por Victor K. R. Matsudo & Sandra M. M. Matsudo, CELAFISCS.