IMPORTANTE

Reprodução autorizada somente para fins educacionais, sem fins lucrativos e com citação do(s) autor(es).
© 2015 – Wellness - Saúde a seu alcance.

8 de out. de 2008

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Afinal: A mídia acompanha a demanda ou essa acompanha a mídia?





Esses adolescentes (garotas e garotos) sofrem e pedem ajuda, enquanto vemos, ouvimos e lemos, todos os dias sobre as maravilhas do mundo esquálido, dietas milagrosas; sem contar no sucesso dos SPAs com dietas de até 900 kcal para obesos.

Tomo a liberdade de copiar de outro blog (http://sindromedeestocolmo.com) alguns questionamentos que expressam exatamente isso:
1) Por acaso vcs já viram alguma gorda sexy como garota propaganda em alguma grande revista?
2) Por que os manequins das lojas femininas são baseados em números de 36 a 42 em sua maioria ?
3) Já viu alguma protagonista de filme ou novela realmente gorda???
4) Se o normal é comer porque todo dia lançam no mercado mais e mais produtos e dietas para emagrecimento?
5) Porque nunca colocam um gorda na campanha do Mac Donalds?”

Segue, parte do depoimento de uma garota, que mistura um pedido de socorro com a tentativa de mostrar a visão dela sobre o que ela chama de "ana life stile":

"As pessoas não sabem ajudar... Na verdade todas nós estamos precisando de muita ajuda, ninguem aqui tá pirada o suficiente para acreditar que ficar sem comer até nos saltarem os ossos é uma coisa normal, mas é um desejo nosso, entende?"
"...cada uma de nós tem um motivo diferente...além da futilidade! O meu por exemplo é minha mãe que sempre disse que tinha vergonha da minha gordura, que quando eu era modelo (magérrima) eu tinha mais sucesso nas coisas que ela me investia....Até hoje ela ainda me cobra quando eu abro a geladeira e vou tomar um suco que esteja com açúcar: “...quer ser uma balofa horrorosa novamente?"
"...cada quilo perdido é uma junção de medo, alegria, pavor, descontrole que desaba sobre nós."Fala-se muito sobre o assunto... "...mas ainda falta o que nós anas e mias ainda não conseguimos saber : a solução pra isso tudo."
"...nem ela mesmo 
(a mãe) 
sabe o que ela está fazendo, talvez ela tenha um problema até mais sério que o meu. É bom que todos leiam isto e fiquem atentos com suas filhas em casa, com o excesso de cobrança e que ao invés de cobrar a perfeição delas (não apenas estética) que dêem mais carinho. Quando a gente é amada, tudo parece ser muito mais fácil de se conseguir. "

Caso tenham interesse, sugiro que leiam-no na integra:

Esse assunto, antes de ser triste é muito sério. Temos que sair da cadeira da passividade... se nos mobilizarmos, nem que seja apenas com nossos próximos, ja estaremos praticando a cidâdania.

Essa é parte da nossa participação na sociedade!