IMPORTANTE

Reprodução autorizada somente para fins educacionais, sem fins lucrativos e com citação do(s) autor(es).
© 2015 – Wellness - Saúde a seu alcance.

11 de fev. de 2015

A DIETA DOS FRANCESES



Uma reflexão sobre o livro do Dr. Will Clower: "A não-dieta dos franceses" (editora Campus).
Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa.

Ao adotar os hábitos dos franceses, ele e a mulher emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente.

Segundo ele..."Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós e, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force".

Seu programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos:
  1. comer alimentos de verdade, 
  2. aprender a comer, 
  3. reduzir a quantidade de comida e;
  4. ser ativo, sem necessariamente se exercitar.
Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita... ao invés de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do corpo.

O autor defende que alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo, defende.

Durante sua estadia no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, o autor desenvolveu um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde:

Plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta:

1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.

2 - Garfadas menores.. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.

3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais.

4 - Apoie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido.

5 - Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos.

6 - Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares.

7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.

8 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade.

9 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeito, ovos, castanhas e queijos.

10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.

Alimentos que se deve ter em casa:


  • Peixes (salmão, sardinha, atum)
  • Grãos (granola, aveia, arroz)
  • Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate)
  • Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre)
  • Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal)
  • Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona)
  • Condimentos (mostarda, maionese de verdade)
  • Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte)
  • Bebidas (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho).